Hiragana

A principal alfabeto  do Japonês. É usado principalmente para usos gramaticais. Também pode ser usado para mostrar a leitura de um kanji difíceis e representa todos os sons na língua Japonesa, ou seja pode se escrever tudo em hiragana mas certamente o texto será indecifrável pois no japonês não existe espaços entre as letras japonesas(vou chama-los sempre de “Caracteres Japoneses”).

Na minha opinião , o Hiragana é o mais fácil dos alfabetos, e quando estiver praticando a escrita do hiragana à mão, é importante lembrar que a ordem e a direção dos traços são importantes.

Tabela de Hiragana simples

 

Depois de memorizar todos os caracteres do hiragana, acabas  de aprender o alfabeto, mas não todos os sons. Há mais cinco possíveis sons que são possíveis colocando duas pequenas linhas, parecidas com as aspas, chamadas ou um pequeno circulo chamado handakuten. Isto essencialmente cria um som modificado da consoante .Todas as possíveis combinações dos sons modificados são dados na tabela abaixo.

Sons de Consoante Modificada

p

b

d

z

g

 

a


(ji)


(ji)

i


(dzu)

u

e

o

Podemos ainda combinar uma consoante com um som / ya / yu / yo / colocando um pequeno「や」、「ゆ」、ou 「よ」 em cada consoante nos caracteres com a vogal / i /.

p

b

j

g

r

m

h

n

c

s

k

 

ぴゃ

びゃ

じゃ

ぎゃ

りゃ

みゃ

ひゃ

にゃ

ちゃ

しゃ

きゃ

ya

ぴゅ

びゅ

じゅ

ぎゅ

りゅ

みゅ

ひゅ

にゅ

ちゅ

しゅ

きゅ

yu

ぴょ

びょ

じょ

ぎょ

りょ

みょ

ひょ

にょ

ちょ

しょ

きょ

yo

O「つ」pequeno é inserido entre dois caracteres para carregar o som da consoante do segundo caractere junto com o som final do primeiro caractere. Por exemplo, se você inserir um「つ」pequeno entre「が」 e 「こ」 para fazer 「がつこう」, o som da consoante / k / e carregado com o final do primeiro caractere, produzindo “gakkou”.

Gakkou=Escola

Quase a acabar a primeira !! Podemos prolongar o som da vogal de um caracter apenas colocando 「あ」、「い」ou 「う」 dependendo da vogal, de acordo com a tabela a seguir.

Sons de Vogais Prolongando

Som Vogal

Prolongado por

/ a /

/ i / e /

/ u / o /

Por exemplo, se você quiser criar um som de vogal prolongada de 「か」, você deverá adicionar 「あ」 para criar 「かあ」. É importante você se certificar que a vogal é prolongado o suficiente porque você pode estar dizendo coisas como “aqui”(ここ)ao invés de “Ensino Médio”(こうこう.)

Há umas raras exceções quando um som vogal / e / é estendido por um「え」ou um som vogal / o / é estendido por um「お」. Alguns exemplos são「おねえさん」、「おおい」、e 「おおきい」. Preste bastante atenção nestas exceções, já que não são muitas.

2 thoughts on “Hiragana

Comenta, que nos fazemos questão de responder um por um :D

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s