Numeros em Japones

Na língua japonesa,existem 2 tipos de leitura de numeros: o de origem japonesa e o de origem chinesa. A origem chinesa é utilizada para contagem e é acompanhado por sufixo numeral e a contagem japonesa só vai de 0 a 10, e normalmente é utilizado para para exprimir quantidades de objectos .

Contagem Chinesa

1  いち (Ichi)

2 に (Ni)

さん (San)
 
4 し/よん (Shi/Yon)
 
ご (Go)

 
6ろく (Roku)

 
7しち/なな (Shichi/Nana)

 
8はち (Hachi)

 
9 きゅう/く(Kyuu/ Ku)

10 じゅう (Juu)

Apartir de agora é muito facil  veja porque :

11  じゅう いち (Juu ichi)

12 Juu ni

13  juu san

ou seja, 11 é igual a 10 (juu) + 1(ichi), facil né?

e agora:

20 ni juu

21 ni juu ichi

22 ni juu ichi

(…)

ou seja 21é igual a (ni)x(juu) =ni Juu –>2×10=20 + 1(ichi)

 
100 ひゃく(Hyaku)
400  よんひゃく(yon hyaku)
1.000 せん (Sen)
6.000  ろくせん(roku sen)
10.000 (いち)まん (Ichi) Man
50.000  ごまん(go man)
100.000  じゅうまん(juu man)
1.000.000   ひゃくまん(hyaku man)
70.000.000  ななせんまん(nanasen man)
100.000.000  (いち)おく (Ichi) Oku
 200.000.000  におく(ni oku)

P.S.O zero é ゼロ (zero) ou れい (rei);

Enquanto no português os números são agrupados de 3 em 3 casas, na língua japonesa, após a unidade de milhar é agrupada de 4 em 4 unidades.

Se formos considerar que 1.000 é せん(sen), então 10.000 seria じゅうせん (juu sen), mas como agrupamos de 4 em 4, então lemos いちまん(ichi man).

Esse tipo de contagem é semelhante com a regra de contagem em Inglês

 Contagem japonesa:

1  ひとつ(Hitotsu)

2  ふたつ (Futatsu)

3 みっつ (Mittsu)

4 よっつ (Yottsu)

いつつ (Itsutsu)

6 むっつ (Muttsu)

7 ななつ (Nanatsu)

8 やっつ (Yattsu)

9 ここのつ (Kokonotsu)

10 とお (To)
 
P.S. ao de notar que só o 10 é que não tem o sufico -tsu
 
Parece ser dificil mas no fundo a contagem no Japão não é tão dificil assim, apenas temos de estar habituados.
 
 

2 thoughts on “Numeros em Japones

  1. AAA adorei, achei bem interessante vou tentar aprender pelo menos falar minha idade assim quando eu encontrar um japonês gatoo PSKSPSSKSO’ sei falar minha idade U.U *também só isso PSKSSPSKSOS’
    Ou pelo menos irei entender quando o carinha da lanchonete aqui perto de casa falar o valor do que eu comprei *por que ninguém merece uma pessoa falando japonês no caixa* como eu entendo ?! T.T fiquei toda empolgada *não posso ver um asiático na minha frente*PSKSPSSKSO’ mais quando ele começou a falar comigo…Bom não sei o que ele falou. T.T pskspsskso’ Mas lembrei de vocês tipo assim *me ajudem meninas*PSKSSPSKSO’
    KISS’

    • Bem !! eu também agora estou louca por asiaticos, qualquer asiatico que me aparece a frente me deixa feliz .
      ooooohh um asiatico na caixa , deve ser bastante divertido ires carinha da lanchonete ahaha.
      No blog iremos actualizar a parte do japones todas as semanas, por isso se quiseres aprender alguma passa pelo cantinho da asia.
      E quando nao entendes o que o asiatico da caixa diz apenas limitaste a dizer ” Konnichiwa”que significa olá na parte da tarde , ou “ohayou gozaimasu” na parte da manha e na parte da noite “konbanwa”
      ahah pelo menos assim já te safas

      se tiveres alguma duvida de como se diz algo em japonês podes perguntar

      (L)

Comenta, que nos fazemos questão de responder um por um :D

