Movimento anti-Hallyu protesta contra a Fuji TV no Japão

 

 

No último domingo, 21 de agosto, mais de 6 mil pessoas se reuniram no Oumi-Kita Futou Park, em Odaiba, Japão, para protestar contra a grade de programação da Fuji TV. A emissora é conhecida por exibir vários programas e dramas sul-coreanos. Jornalistas da emissora coreana SBS também estiveram presentes e se disseram preocupados com este movimento e com o número de pessoas presentes.

Com tantos grupos de K-Pop indo para o Japão, não é surpresa que toda semana haja músicas coreanas em paradas musicais como a Oricon. Os protestantes incluíram isso em seus argumentos, dizendo que a Fuji TV não deveria forçar a Hallyu (‘onda’ cultural sul-coreana) neles. Eles também disseram: “Nós não queremos assistir dramas coreanos!”

O protesto teve início depois que o ator Takaoka Sosuke foi demitido de sua agência por ter criticado a Hallyu no Japão. A primeira ação aconteceu no dia 07 de agosto, reunindo 2,500 pessoas. No primeiro dia, a manifestação foi categorizada como uma passeata, por não ter sido autorizada. Mais tarde, os organizadores registraram uma permissão da Comissão Metropolitana de Segurança Social de Tóquio para outro protesto, enfatizando a regularização do movimento e encorajando mais pessoas a se reunirem à causa.

O evento aglomerou mais pessoas do que o esperado. Um cidadão que presenciou o movimento postou no Twitter: “Eu honestamente não pensei que se tornaria algo tão grande”.

Quando chegaram nos estúdios da Fuji TV, os manifestantes tentaram falar com pessoas que estavam passando na rua, dizendo: “Nós somos contra este favoritismo”. Então eles continuaram com a sua marcha por mais 1 hora, sem interrupções. “Pensávamos que já seria um sucesso se tivéssemos 1,000 pessoas”, disse um representante. “Isto não é um protesto anti-Coreia ou de ódio ao país. É um protesto contra o favoritismo da Fuji TV e como ela está forçando a Hallyu na população japonesa”.

O grupo mandou uma mensagem escrita para a emissora anteriormente, mas a Fuji TV rejeitou os documentos, dizendo: “Não há nenhuma razão para protestos”.

O grupo, por enquanto, não tem planos para outra manifestação, mas espera que a emissora finalmente mude de postura após sua última ação.

Fonte: Sarangingayo

4 thoughts on “Movimento anti-Hallyu protesta contra a Fuji TV no Japão

  1. Concordo com eles por cria um protesto. Vc n vai querer alguem de outro pais ficar vindo todo hora para fazer um show. Mesmo eles n estao querendo fazer isso parece que ele fazem com que o japones goste de musica coreana contra a vontade.

    • Discordo um pouco contigo pois no japão não existe só o canal Fuji TV. Acho que perderam tempo a fazer esse tipo de protesto que até chega a parecer um pouco racismo.
      Acho fazer o protesto foi uma perda tempo, e se querem acabar com os programas /dramas coreanos , bastava mudar de canal pra emisora perder audiencia e assim a FujiTv acabar…. ou escolheria ter 2 FujiTV , uma ”FujiTvJapan”” e outra “FujiTV Korea” né ?

      Eles estão se rebaixar pois deviam ter noção que a cultura japonesa é optima e Looooogico qe o kpop, nunca que irá ameaçar gente como Koda Kumi, Namie Amuro,Arashi , AKB48 (e seus infinitos sub-grupos), Ayumi Hamasakki, Yui,Exile entre outros…

      e os japoneses em vez de estarem a fazer protesto podiam evitar comprar os kpop CD’s ^^, e se eles comprar é porque até gostam , e isso pode-se comprovar com as vendas do top Oricon (que os cantores coreanos conseguem um boa posição no top)

      mas Ter cantores coreanos e dramas coreanos no japão significa diversidade de culturas( e isso é bom !!) e isso até ajuda um pouco no sector de turismo

      Amo o Hallyu mas também gosto do cultura japonesa, porém não concordo com a maneira de protesto
      Aqui em portugal também passam varias novelas brasileiras e mexicanas e quem não quer ver limita-se a tomar o controle remoto e mudar de canal .
      Basicamente os japoneses escolheram a maneira errada de fazer o protesto

      É esse o meu pensamento
      (L)

    • Mesmo se vc muda de canal ou para de compra CD sempre vai ter pessoa que vai pensa o oposto. E claro tb posso concorda que protesto e a perda de tempo. Mas porque vc conhece outros idiomas ou ate cultura n necessariamente é diversividade cultural e turismo pois vc so vai conhecer uma parte daquele lugar. E alguns cantores japoneses Namie amuro AKB48 e Hey! Say! JUMP sao cantores muito famoso mas vir quantidade absurda de coreano pro japão é exagero.

      ps: tem novela mexicana ai em portugal.

    • bem … em portugal há novelas mexicanas, e por acaso eu adoro novelas mexicanas e brasileiras, ambas conseguem ser bastante boas , obvio que também gosto de novelas asiaticas

      KISS’Lucky

Comenta, que nos fazemos questão de responder um por um :D

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s